Embaixadores

Nuno Norte

 

Nuno Norte (Marinha Grande, 10 de Julho de 1977) é um cantor e músico português.

 

Destacou-se por ter vencido a primeira temporada do concurso Ídolos,  que decorreu nos anos 2003 e 2004.

 

Em 2006 torna-se vocalista da Filarmónica Gil, grupo formado por João Gil completado por Rui Costa, ex-Silence 4. Em 2008 iniciou um projecto apelidado de Teen Spirits, uma banda de tributo à banda de grunge rock Nirvana.

 

Em 2009 acabou por participar no Festival RTP da Canção 2009, após a desclassificação de Pedro Duvalle. Participou com a música Lua sem Luar, alcançou o 4º lugar final.Em 2011 juntou-se a José Carlos Pereira e criaram a Banda Sal com a estreia do single “Raio de Sol”.

Nuno Ribeiro (Nuno Sapateiro)

 

“Eu tenho a roupa suja assim, mas é do trabalho”, diz o Nuno continuando a arranjar uma sandália. Eu sou feliz, aliás acho que estou a viver mesmo a vida, sinto-me pleno. Gosto do que faço, gosto do meu trabalho, adoro, amo a minha profissão, o princípio é este para ser feliz, amar o que se faz.

– Sempre quis saber por que você é sapateiro? Por que é que um homem tão vistoso é sapateiro?

-Não escolhi a minha profissão, encontrei-a por acaso, nunca quis ser sapateiro, a profissão veio até mim e que bom que veio ter comigo num momento difícil da minha vida, posso dizer que a profissão salvou-me.

A minha vida nem sempre foi assim, há 17 anos que não toco mais em droga. Sim, eu fui toxicodependente. Entrei no mundo da droga com 19 anos. Nessa altura fui pai. Eu fiquei sem nada e sem ninguém. Eu vivi na rua, já fui um sem abrigo.

Fui parar a uma instituição onde aprendi a ser homem, digo sem vergonha que aprendi a ser homem, aprendi a ser útil, aprendi a trabalhar, trabalho 13 horas por dia. Do nada cheguei até aqui. “Ontem fui um sem-abrigo. Hoje sou empresário!” disse o Nuno a sorrir.

O Nuno nasceu no Carregado, Alenquer. Ficou sem pai aos 9 anos. O pai morreu num acidente de caça. Foi difícil crescer sem pai. 10 Anos atrás perdeu também o irmão, outra vez a passar pela dor da perda. No Carregado abre o seu primeiro negócio com bastante sucesso, mas queria muito ter a sua loja em Lisboa.

 

 – “Adoro Lisboa, identifico-me com esta cidade, acho que é a cidade mais linda detodas”.

-“Quero saber mais sobre os seus clientes. Quem são eles?”

– “Aqui em Lisboa são pessoas mais reservadas, no Carregado posso dizer que fui assediado sexualmente, as mulheres não me largavam”, diz o Nuno na brincadeira, mas que de brincadeira nada tinha. Deixei de olhar as mulheres nos olhos, até olhava para elas com receio. As pessoas sentem-se sozinhas, no final estão à procura apenas de um pouco de atenção.